X

Gatos e Comprimidos

Gatos e Comprimidos

Uma das experiências mais lamentáveis que tive com veterinários foi com um desses de Atendimento 24 horas com anúncios na Internet.

Num fim de semana meu samurai não estava nada bem com cristais nos rins e nos telefones dos veterinários de costume ninguém atendia, embora o local seja também um hospital veterinário.

Procuro pela Internet em minha cidade e uma hora depois aparece em casa um desses plantonistas.

Começou um interrogatório sobre a alimentação que eu dava para os meus gatos, e, pasmem, disse que eu estava gastando muito dinheiro só usando Hills e Royal Canin, que era mais econômico comprar ração a granel…

Pediu uma toalha de rosto e fez um torniquete para “estrangular” meu samurai, pedindo que eu conversasse com ele e segurasse as patas de meu bichano. Uma verdadeira tortura… Não conseguiu fazer o samurai engolir o comprimido que ministrava e o samurai começou a espumar, o que acontece quando o gato morde o comprimido e o rejeita.

E vi meu samurai tirar de dentro de si os urros de uma jaguatirica, se desvencilhar do torniquete e sair pela janela de casa. E o veterinário gritando para que não o deixássemos fugir.

E ainda tive de pagar R$ 150,00 para esse elemento, pelo “atendimento”.

Meu samurai só retornou no dia seguinte, e até hoje, passados anos, ele some quando algum veículo para na porta de casa e só retorna quando sente segurança.

Esse veterinário não diagnosticou nada, apenas discerniu pelo olhar do samurai que ele estava sentindo dor.

Foi só na segunda-feira seguinte, após exames, que foi constatada a presença dos tais cristais…

***

Bem, quando o assunto é Gatos e Comprimidos isso pode ser um pesadelo para alguns, dando mesmo um baile em quem pretende ministrar o medicamento com aparelhos de comprimido para Gatos.

É evidente que nenhum gato quer que algo lhe seja empurrado goela abaixo, e ele vai lutar com unhas e dentes para evitar isso. Embora a maioria dos gatos seja de tamanho pequeno, você ficaria bastante espantado com a quantidade de energia que eles realmente possuem.

Há maneiras de fazer com que seu gato tome os comprimidos de que necessita e é o que vamos considerar nos desdobramentos deste nosso tema gatos e comprimidos.

A maneira mais fácil de dar um comprimido para um gato é pegá-lo pelo cangote, da mesma maneira como as mães dos felídeos costumam fazer ao transportá-los, e deitá-lo sobre o colo na posição de cúbito dorsal, colocar no canto da boca do Gato e pronto. Anatomicamente, nem você machucará o animal, nem ele se engasgará, nem mastigará o medicamento; simplesmente engolirá. Simples assim! Veja como é no vídeo.

***

Gatos e Comprimidos: comprimidos e cápsulas

Na esteira dessas nossas considerações sobre Gatos e Comprimidos, outra maneira de dar um comprimido para um gato consiste em esmagar o comprimido, reduzi-lo a pó, e isso se faz colocando o comprimido entre duas colheres e espremendo.

Uma vez que o comprimido esteja reduzido a pó, misture esse pó com alguma comida úmida para Gatos. Os gatos que habitualmente costumam comer rações secas verão esses alimentos molhados como um petisco. Eles vão comer isso com voracidade, sem saber que estão tomando seus remédios…

Se o medicamento estiver na forma de cápsula, tudo o que você precisa fazer é abrir a cápsula e polvilhar o conteúdo em algum alimento úmido e servi-lo ao seu animal de estimação.

Se o alimento também contiver o comprimido ou se o seu Gato estiver doente, é provável que ele não coma. Neste caso, você deve procurar um aparelho de comprimidos para animais de estimação, desses que são utilizados em clínicas veterinárias. As de varas mais longas são menos traumáticas para os bichanos.

Quando você adquire esse aparelho, seu veterinário deve mostrar-lhe como usá-lo. Como se viu no primeiro vídeo, o aspecto mais difícil na utilização desse aparelho consiste em fazer o gato abrir a boca. O aparelho mais ou menos atira o comprimido goela abaixo do gato. Você precisará mantê-lo apertado, para se certificar de que ele não se solta. Uma vez que você tenha a boca do gato aberta, precisará apertar o gatilho e puxar o aparelho rapidamente. Depois de o comprimido ser ingerido, não se esqueça de dar para seu Gato algum petisco, ok?

Se você não se sentir confortável usando esse aparelho de comprimidos para Gatos, você sempre pode tentar dar ao seu gato os comprimidos à mão, como no vídeo acima. Para fazê-lo desta forma, você precisará segurar seu gato imóvel, e abra a boca dele com a mão. Uma vez que a boca esteja aberta, você deve apontar para a parte de trás da garganta e atirar o comprimido. Uma vez dentro da boca, você deve fechar a boca com a mão e mantê-la fechada por alguns instantes. Desta forma, seu gato irá engolir o comprimido, caso ainda não o tenha feito.

E assim encerramos nosso itinerário por Gatos e Comprimidos.